Registro DOI: mais um passo em direção ao aprimoramento editorial

28-03-2023

Como parte das medidas que vêm sendo implementadas no âmbio de seu projeto de aprimoramento editorial, a Revista da SBPH já havia adotado o DOI para os artigos publicados neste ano e para edições futuras. Em março, a revista realizou o registro do DOI de todos os trabalhos de seu acervo digital.

Com essa ação, a publicação pode pleitear sua entrada em novas bases de dados e diretórios, nacionais e internacionais.

O DOI é usado para identificar e distinguir qualquer objeto digital – texto, figuras, tabelas, arquivos de dados – na internet. Com o DOI, cada artigo publicado na Revista da SBPH torna-se único, identificável e rastreável em toda a rede. De acordo com a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), o DOI assegura a propriedade intelectual do objeto e permite a implementação de serviços como "localização, gestão de direitos autorais, métricas de acesso e de referenciamento". Atualmente, o DOI é requisito mínimo para a indexação de revistas científicas nas melhores bases de dados e diretórios.

Melhorias editoriais

O projeto de aprimoramento editorial da Revista da SBPH tem como principal objetivo oferecer à comunidade acadêmica um periódico ainda mais alinhado ao estado da arte da comunicação científica. Nesse contexto, a publicação ganhou um site próprio, atualizou sua política editorial e as normas de publicação e passou a registrar o DOI de todos os artigos. Além disso, a partir do próximo volume (26), a  revista irá publicar os trabalhos de forma contínua, o que trará mais celeridade à divulgação dos artigos.

Confira as novidades em: https://revistasbph.emnuvens.com.br/revista/index. Na página, também é possível acessar gratuitamente todo o acervo digital do periódico.

Submissões

Com a implementação das principais medidas de melhoria editorial, em breve, a submissão de manuscritos será reaberta.