Impedimentos e conquistas do sentido de self no envelhecer
notas clínicas
DOI:
https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.23.108Palavras-chave:
envelhecimento, impedimentos, conquistas, self, psicanáliseResumo
O presente trabalho consistiu em investigar e refletir, sob o ponto de vista clínico, a respeito de alguns dos impedimentos e conquistas do sentido de self típicos do envelhecer. Empregamos o método clínico compreensivo de Trinca, para análise de cinco notas clínicas. A fim de tecer considerações sobre tais aspectos, utilizou-se da teoria psicanalítica winnicottiana e das contribuições de Safra.
Downloads
Referências
Genaro Junior, F. (2013). Clínica do envelhecimento: concepções e casos clínicos. São Bernardo/ SP: Todas as Musas.
Genaro Junior, F. (2018). A ética do cuidado na clínica do envelhecimento: diálogos entre a psicologia e a geriatria/gerontologia. In Antunéz, A. E.A. & Safra, G. Psicologia clínica: da graduação a pós-graduação. Rio de Janeiro: Atheneu, pp.399-405.
Safra, G. (2005). Hermenêutica na situação clínica: o desvelar da singularidade pelo idioma pessoal. São Paulo: Sobornost.
Safra, G. (2006). A clínica da maturidade. Áudio – Exposição oral da disciplina clínica winnicottiana ministrada na Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC–SP. Disponibilizado em DVD pelas edições Sobornost.
Trinca, W. Cols. (1984) Diagnóstico psicológico: prática clínica. São Paulo: EPU. (Temas básicos de psicologia; v10).
Winnicott, D. W. (1975). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1971)
Winnicott, D. W. (1990). Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1988)
Winnicott, D. W. (1999). Este feminismo. In Winnicott, D.W. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, pp.183-195 (Trabalho original publicado em 1964)
Winnicott, D. W. (2000). A observação de bebês em uma situação estabelecida. In Winnicott, D.W. Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, pp.112-132 (Trabalho original publicado em 1941)
Winnicott, D. W. (2005). Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes, pp.249. (Trabalho original publicado em 1971)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A licença CreativeCommons “Atribuição 4.0 Internacional" – CC BY permite "copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e remixar, transformar e criar a partir do material, para qualquer fim, mesmo que comercial." Ainda de acordo com a licença CC BY, os autores devem "atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações". Essas alterações devem ser indicadas sem sugerir que a Revista da SBPH apoie o seu uso. Mais informações sobre a licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt