FORMAÇÃO EM SERVIÇO

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INSERÇÃO DA PSICOLOGIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE NO INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RS

Autores

  • Shana Hastenpflug Wottrich Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
  • Aniele Lima de Souza Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
  • Cynthia Seelig Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
  • Evelyn Soledad Reyes Vigueras Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.10.138

Palavras-chave:

Psicologia, Residência, Interdisciplinariedade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência da participação do serviço de psicologia clínica no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde no Instituto de Cardiologia. A partir de convênio firmado entre o Ministério da Saúde e o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/Fundação Universitária de Cardiologia, estabeleceu-se a integração dos programas de Residência Médica em Cardiologia com os programas de Aperfeiçoamento Especializado em Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. O Programa de Residência Integrada visa orientar e acompanhar atividades de atenção integral à saúde, atividades de estudo sobre a prática multi e interdisciplinar de atuação no sistema de saúde, considerando as políticas de saúde atuais. A integração apresenta-se na participação nos rounds das unidades, discussão de casos clínicos, apresentação de artigos, além das atividades de acompanhamento psicológico realizadas nas unidades do hospital. Entende-se que a psicologia atua de forma a estimular a contemplação das questões psicoemocionais envolvidos no adoecimento e hospitalização, contribuindo para o entendimento do sujeito doente em seus aspectos biopsicosociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shana Hastenpflug Wottrich, Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

Psicóloga Residente do 2º ano do Programa de Residência Integrada em Saúde: Cardiologia do Instituto de Cardiologia do RS.

Aniele Lima de Souza, Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

Psicóloga Residente do 2º ano do Programa de Residência Integrada em Saúde: Cardiologia do Instituto de Cardiologia do RS.

Cynthia Seelig, Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

Psicóloga Esp, Psicóloga do Serviço de Psicologia Clínica do Instituto de Cardiologia do RS.

Evelyn Soledad Reyes Vigueras, Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

Psicóloga Dda, Psicóloga do Serviço de Psicologia Clínica do Instituto de Cardiologia do RS.

Referências

Aberastury, A. (1972). Historia de uma técnica: preparación psicoterapeutica em cirurgia. In: ___. El Psicoanalisis de Niños y sus Aplicaciones. (pp. 31-43). Buenos Aires: Paidos.

Aiub, A.L., Wiehe, M.H., Rotert, R. Bartz, A.C., Ruschel, P.P. (1995). Ansiedade em pacientes pré-cirúrgicos. Rev Soc Cardiol Estado de São Paulo, vol 5, n.6(supl.A), p. 6-8.

Campos, F.E. (2006). Apresentação. In: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. (pp. 5-10). Brasília: Ministério da Saúde.

Feuerwerker, L.C.M, Cecílio, L.C.O. (2007). O hospital e a formação em saúde: desafios atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 12, 4, 965-971. Disponível na web: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v12n4/15.pdf. Consulta realizada em outubro 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232007000400018

Ismael, S. M.C. (2005). A inserção do psicólogo no ambiente hospitalar. In: Ismael, S. M.C. (org.) A prática psicológica e sua interface com as doenças. (pp. 17-35) São Paulo: Casa do Psicólogo.

More, C.L.O.O., Crepaldi, M.A., Queiroz, A.H., Wendt, N.C., Cardoso, V.S. (2004). As representações sociais do psicólogo entre os residentes do programa de saúde da família e a importância da interdisciplinariedade. Psicologia Hospitalar, 1, (1), 59-75. Disponível na Web: http://www.labsfac.ufsc.br/documentos/representacoesSociaisPsicologoResidentes.pdf. Consulta realizada em outubro 2007.

Romano, B.W. (1999). A tarefa do psicólogo na instituição hospitalar. In: ______. Princípios para a prática da psicologia clínica em hospitais. (pp. 25-33). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Ruschel, P.P., Silva, R.M.C.C., Moraes, M.A., Coronel, C.C., Lima, G.G., Gomes, M., Kalil, R.A.K. (2006). Residência Integrada em Saúde: Cardiologia do Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia – relato de experiência. In: Brasil.

Ministério da Saúde. Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. (pp. 345-353) Brasília: Ministério da Saúde.

Ruschel, P.P., Daudt, P.S., Santos, M. (2000). Grupoterapia na redução de complicações pós-operatórias em cirúrgia cardíaca. Revista da SBPH, 3, (2), 57-60.

Ruschel, P. P. (2006). Psicologia e Cardiologia Fetal. In: Zielinsky, P. Cardiologia Fetal Ciência e Prática. (pp.203-212). Rio de Janeiro: Revinter.

Downloads

Publicado

08-06-2007

Como Citar

Wottrich, S. H., Souza, A. L. de, Seelig, C., & Vigueras, E. S. R. (2007). FORMAÇÃO EM SERVIÇO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INSERÇÃO DA PSICOLOGIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE NO INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RS . Revista Da Sociedade Brasileira De Psicologia Hospitalar, 10(1), 111–125. https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.10.138

Edição

Seção

Pesquisa original