Efeito de uma intervenção multidisciplinar educacional em grupo no estresse de pacientes hipertensos

Autores

  • Fernanda Magalhães Santos Marinho Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira
  • Heno Ferreira Lopes Universidade de São Paulo
  • Andrea Torres Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.20.249

Palavras-chave:

hipertensão, educação de pacientes, estresse psicológico

Resumo

Uma das principais causas de morbimortalidade mundial são as doenças cardiovasculares (DCV), sendo que esta é a principal causa de morte no Brasil. Dentre os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento das DCV, pode-se destacar o estresse e faz-se relevante apontar que as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão ressaltam a importância de seu controle.

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Biografia do Autor

Heno Ferreira Lopes, Universidade de São Paulo

Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Universidade Nove de Julho – São Paulo – SP –

Andrea Torres, Universidade de São Paulo

Serviço de Psicologia - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – São Paulo – SP –

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Publicado

07-10-2017

Como Citar

Marinho, F. M. S., Lopes, H. F., & Torres, A. (2017). Efeito de uma intervenção multidisciplinar educacional em grupo no estresse de pacientes hipertensos. Revista Da Sociedade Brasileira De Psicologia Hospitalar, 20(2), 4–24. https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.20.249

Edição

Seção

Pesquisa original