Reflexões sobre velhice e o verdadeiro self
an experience repor
DOI:
https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.16.324Palavras-chave:
Psicanálise, Winnicott, envelhecimento, Verdadeiro selfResumo
O presente artigo consiste em um relato de experiência baseado na investigação clínica de uma paciente idosa atendida pela autora, em um Centro de Referência do Idoso, tendo como proposta compreender se o processo de envelhecimento propiciaria ou não o reposicionamento de um verdadeiro self segundo a teoria winnicottiana. Utilizou-se o método clínico do tipo compreensivo proposto por Trinca (1984/2003) para explorar os aspectos clínicos dessa experiência. Os relatos pessoais da paciente foram analisados sob o enfoque teórico da psicanálise winnicottiana e de estudiosos do tema. A análise do caso permitiu considerar que para a paciente em questão, o processo de envelhecimento propiciou o reposicionamento de um verdadeiro self, favorecido também pela experiência de alteridade.
Downloads
Referências
Brochsztain, C. (1996). O susto ao espelho: um estudo psicológico do envelhecer. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Genaro Junior, F. (2013). Clínica do envelhecimento: concepções e casos clínicos. São Bernardo do Campo: Todas as Musas.
Genaro Junior, F. (2012). As consultas terapêuticas como modalidade de atendimento psicológico ambulatorial ao paciente idoso: reflexões de uma prática. In D.F. Gioia-Martins (Org.), Psicologia e Saúde- Formação, Pesquisa e Prática Profissional (pp.65-79). São Paulo: Vetor Editora.
Safra, G. (1996). Experiência estética na constituição da transicionalidade. In I.F. Motta (Org.), D.W.Winnicott na Universidade São Paulo, o verdadeiro e o falso. São Paulo: Instituto de Psicologia USP.
Safra, G. (2006). A clínica da maturidade. São Paulo: PUC-SP. Vídeo conferência.
Trinca, W. (2003). Diagnóstico psicológico: a prática clínica. São Paulo: EPU. (Temas Básicos de Psicologia; v.10). (Trabalho original publicado em 1984).
Winnicott, D. W. (1990). Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1988).
Winnicott, D. W. (1990). O ambiente e os processos de Maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1982).
Winnicott, D W. (2005). A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1965).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A licença CreativeCommons “Atribuição 4.0 Internacional" – CC BY permite "copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e remixar, transformar e criar a partir do material, para qualquer fim, mesmo que comercial." Ainda de acordo com a licença CC BY, os autores devem "atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações". Essas alterações devem ser indicadas sem sugerir que a Revista da SBPH apoie o seu uso. Mais informações sobre a licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt