Relação mente e corpo no desenvolvimento infantil

Autores

  • Luciana gentilezza Grupo de Estudos em Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia da Infância

DOI:

https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.14.397

Palavras-chave:

Ego, Corpo, Teoria do vínculo, Terceira tópica, Relação dual, Constelação mãe-bebê, Trauma, Desamparo, Atitudes interpretativas, Continente, Função objetalizante

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre a questão do corpo na psicanálise. O tema da relação mente-corpo, tão pouco estudado no pensamento psicanalítico, estava no centro da atenção de Freud: “o ego é, antes de tudo, um ego-corporal”. Com o passar do tempo, houve uma separação cada vez maior entre o corpo e a mente; separação essa que não é sustentável pela leitura freudiana e que foi gerando um grande mal estar na psicanálise, tornando-a inoperante para dar conta das patologias e das demandas dos tempos modernos.

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Biografia do Autor

Luciana gentilezza, Grupo de Estudos em Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia da Infância

GEPPPI – Grupo de Estudos de Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia da Infância do Estado de São Paulo; Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo;Supervisora do GEPPPI (Grupo de Estudos em Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia da Infância) de São Paulo, Londrina e Fortaleza; Membro fundadora do GEPPPI de Campinas e do Centro de Estudos das Relações Mãe-Bebê-Família de São Paulo (associado à Tavistock Clinic de Londres).

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Publicado

23-01-2011

Como Citar

gentilezza, L. (2011). Relação mente e corpo no desenvolvimento infantil. Revista Da Sociedade Brasileira De Psicologia Hospitalar, 14(1), 142–164. https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.14.397

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