Câncer infantil
aspectos emocionais e o sistema imunológico como possibilidade de um dos fatores da constituição do câncer infantil
DOI:
https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.14.433Palavras-chave:
Câncer infantil, Aspectos psico-afetivos, Criança, Fator etiológicoResumo
Este trabalho teve o objetivo de investigar os aspectos psico-afetivos da criança com câncer, no Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello, e analisá-los como um dos possíveis fatores etiológicos da doença. Apresenta-se um referencial teórico sobre a importância da relação da criança com seus pais ou referências como suporte psíquico, emocional e social da criança.
Downloads
Referências
Associação Capixaba Contra O Câncer Infantil. Sobre o tratamento do câncer. http://www.acacci.org.br/centropesquisa mostra_artigo.php?codigo=2, 2007. Acesso em 27 de Fevereiro de 2008.
Carvalho, M. Margarida M. J. Introdução à psiconcologia. São Paulo: Ed. Livro Pleno, 2003.
Insittuto Nacional Do Cãncer. Particularidades do câncer infantil. Disponível em: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=343. Acesso em: 27 de fev. 2008
Simonton, O. Carl. Com a vida de novo: abordagem de auto-ajuda para paciente com câncer. – São Paulo: Summus, 1987.
Stevens, Alan; Lowe, James. Patologia. 2 ed. Barueri; São Paulo: ED. Manoelel Ltda, 2002.
Winnicott, D. W. A família e o desenvolvimento do indivíduo. Belo Horizonte: Interlivros, 1980.
_______________. A família e o desenvolvimento individual. 3 ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Volich, Rubens Marcelo. Psicossomática de Hipócrates a Psicanálise. – São Paulo: Casa do psicólogo. 2000. (coleção Clinica Psicanalítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A licença CreativeCommons “Atribuição 4.0 Internacional" – CC BY permite "copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e remixar, transformar e criar a partir do material, para qualquer fim, mesmo que comercial." Ainda de acordo com a licença CC BY, os autores devem "atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações". Essas alterações devem ser indicadas sem sugerir que a Revista da SBPH apoie o seu uso. Mais informações sobre a licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt