Percursos na história da Psicologia Hospitalar no Brasil

a produção em programas de doutorado em Psicologia no período de 2003 a 2004 no Banco de Teses da Capes

Autores

  • Rosanna Rita Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.12.473

Palavras-chave:

Psicologia, Hospital, História da Psicologia

Resumo

A inserção institucional da Psicologia é marcada pela construção cotidiana de conhecimentos produzidos no ambiente do hospital e, de início, pouco vinculados à pesquisa sistematizada. Esta pesquisa relata o estudo da produção de conhecimentos neste campo no país em programas de pós-graduação em Psicologia por meio das teses de doutorado defendidas nos anos de 2003 e 2004. Sua metodologia é documental, categoria da pesquisa histórica. Os objetivos buscados são identificar características do processo de produção. Servindo-se do Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Capes, foram identificadas seis teses produzidas no período. Os resultados obtidos apontaram a concentração geográfica da produção no estado de São Paulo, a ampla diversidade de temáticas enfocadas vinculadas a especialidades médicas também variadas, a predominância de metodologias que associam recursos qualitativos e quantitativos e a, finalmente, a diversidade de abordagens teóricas em Psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosanna Rita Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora Assistente do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR.

Referências

Angerami-Camon V. (2004). Tendências em Psicologia hospitalar. São Paulo (SP): Pioneira Thonson.

Romano B. (1999). Princípios para a prática da Psicologia clínica em hospitais. São Paulo (SP): Casa do Psicólogo.

Scarparo H. (org.) (2000). Psicologia e pesquisa: perspectivas metodológicas. Porto Alegre (RS): Sulina.

Nunes L., Ferreira J., Mendes E., Glat, R. (s.d.). A Produção discente na pós-graduação em educação e áreas afins: análise crítica das teses e dissertações sobre educação especial.Rio de Janeiro (RJ): UERJ, Campinas (SP): UNICAMP, Florianópolis (SC) UFSC.

Parreira C. (2003). Contribuições da psicologia para a constituição de novos campos de saberes e de práticas em promoção da saúde. Brasília (DF): UNB. (tese).

Wanderley K. (2003). Psicodiagnóstico: compreensão dos aspectos psíquicos da dor em portadores de hérnia de disco. São Paulo (SP): USP. (tese).

Scatena M. (2003). Supervisão em psicologia hospitalar: um momento em movimento. Campinas (SP): PUCCAMP. (tese).

Nucci E. (2003). Qualidade de vida e câncer: um estudo compreensivo. Ribeirão Preto(SP): USP. (tese).

Oliveira E. (2004). Qualidade de vida de pacientes submetidos ao transplante de medula óssea alogênico: um estudo longitudinal. Ribeirão Preto (SP): USP. (tese).

Moreno M. (2004). Raiva: uma das emoções ligadas à gastrite e à esofagite. São Paulo (SP): PUCSP. (tese). DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v13n1p30-87

Muylaert M. (2000). Corpoafecto: o psicólogo no hospital geral. 2.ed. São Paulo(SP): Escuta. Antunes M. (1996). Algumas reflexões acerca de minha formação como pesquisadora em história da Psicologia. Em Campos R. História da Psicologia. São Paulo(SP): EDUC:ANPEPP.

Downloads

Publicado

25-07-2009

Como Citar

Silva, R. R. (2009). Percursos na história da Psicologia Hospitalar no Brasil: a produção em programas de doutorado em Psicologia no período de 2003 a 2004 no Banco de Teses da Capes. Revista Da Sociedade Brasileira De Psicologia Hospitalar, 12(2), 69–79. https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.12.473

Edição

Seção

Pesquisa original