Novas abordagens da atuação do psicólogo no contexto hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.12.478Palavras-chave:
Psicologia Hospitalar, Paciente oncológicos e grupos psicoterapêuticosResumo
Este trabalho tem como objetivo fundamentar a psicologia hospitalar através de um breve histórico da inserção do psicólogo no hospital, suas principais funções e roteiro de avaliação interventiva, além de contribuir com um relato de experiência de um estágio realizado no Centro de Tratamento Oncológico - CTO da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba - SP. E por meio deste, explorar atendimentos no leito, sala de espera, priorizando a humanização, a fim de possibilitar ao paciente a ressignificação de algo que ele não pode alterar, a facticidade de estar acometido por um câncer, ajudando-o a assumir a sua condição existencial, a perceber suas responsabilidades nas escolhas efetuadas durante o tratamento.
Downloads
Referências
Anastasi, A. (1972). Campos da Psicologia Aplicada. São Paulo: Herder, Edusp.
Boss, M. (1981). Angústia, culpa e libertação: Ensaios de Psicanálise existencial. 3ª ed. São Paulo: Livraria duas cidades.
Camon (Org.), V. A. A.; et al. (2003). Psicologia hospitalar: teoria e prática. 1ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Campos, T. C. P. (1995). Psicologia hospitalar: a atuação do psicólogo em hospitais. São Paulo: EPU.
Chiattone, H. B. C. A criança e a morte. In: Camon (org), V. A. A; Chiattone, H. B. C. (1996). E a psicologia entrou no hospital... São Paulo: Pioneira. Capítulo 2, 69-146.
Chiattone, H. B. C.; Sebastiani, R. N. 1998. Introdução em Psicologia Hospitalar I. Série Cadernos Nêmeton de Psicologia Hospitalar, nº 01, Nêmeton, Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde. São Paulo.
Romano, B. W. (Org.). (2002). A prática da psicologia hospitalar. 1ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learnig.
Simonetti, A. (2006). Manual de psicologia hospitalar: o mapa da doença. 2ª ed. São Paulo: Casa do psicólogo.
Valle, E. R. M ; Camon, V. A. A. (Org.). (2004). O Atendimento Infantil na ótica fenomenológico-Existencial. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A licença CreativeCommons “Atribuição 4.0 Internacional" – CC BY permite "copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e remixar, transformar e criar a partir do material, para qualquer fim, mesmo que comercial." Ainda de acordo com a licença CC BY, os autores devem "atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações". Essas alterações devem ser indicadas sem sugerir que a Revista da SBPH apoie o seu uso. Mais informações sobre a licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt