Psicologia e trabalho interdisciplinar na Atenção Primária

um relato de experiência

Autores

  • Daniele Trindade Mesquita Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Juliana Perucchi Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jéssica Mattos Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.20.260

Palavras-chave:

psicologia, atenção primária à saúde, residência multiprofissiona

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre a atuação de uma residente de psicologia em uma equipe multiprofissional na Atenção Primária à saúde, levantando possibilidades e limitações da prática da Psicologia nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Trindade Mesquita, Universidade Federal de Juiz de Fora

Psicóloga - Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais –

Juliana Perucchi, Universidade Federal de Juiz de Fora

Psicóloga e Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais –

Jéssica Mattos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Psicóloga - Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais –

Referências

Alves, V. S. (2005). Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface - Comunicação, Saúde e Educação, 9(16), 39-52. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832005000100004

Brito-Silva, K., Bezerra, A. F. B., & Tanaka, O. Y. (2012). Direito à saúde e integralidade: uma discussão sobre os desafios e caminhos para sua efetivação. Interface - comunicação, saúde e educação, 16(40), 249-259. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832012005000014

Busnello, E. L., Lima, B., & Bertolote, J. M. (1983). Aspectos interculturais de classificação e diagnóstico. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 32(4), 207-210.

Conselho Federal de Psicologia (2010). Práticas profissionais de psicólogos e psicólogas a atenção básica à saúde. Brasília, DF: Brasília Rádio Center.

Fortes, S, Villano, & L. A, Lopes, C. (2008). Nosological profile and prevalence of common mental disorders of patients seen at the Family Health Program (FHP) units in Petrópolis, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30(1), 32-37. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462006005000066

Jimenez, L. (2011). Psicologia na atenção básica à saúde: demanda, território e integralidade. Psicologia & Sociedade, 23, 129-139. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000400016

Loch-Neckel, G., Seemann, G., Eidt, H. B., Rabuske, M. M., & Crepaldi, M. A. (2009) Desafios para a ação interdisciplinar na atenção básica: implicações relativas à composição das equipes de saúde da família. Ciência & Saúde Coletiva, 14(1), 1463-1472. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000800019

Mari, J. J. (1987). Psychiatric morbidity in three primary medical care clinics in the city of São Paulo: Issues on the mental health of the urban poor. Social Psychiatry, 22(3), 129-138.Meyer, D. E. E., Mello, D. F., Valadão, M. M., & Ayres, J. R. C. M. (2006). “Você aprende. A gente ensina?” Interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 22(6), 1335-1342. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2006000600022

Ministério da Saúde (1998). Conselho Nacional de Saúde: Resolução nº 287 de 08 de outubro de 1998. Brasília, DF: Editora MS.

Ministério da Saúde (2012). Política Nacional de Atenção Básica: PNAB. Brasília, DF: Editora MS.

Ministério da Saúde (2013). Cadernos de Atenção Básica: Saúde Mental, 34. Brasília, DF: Editora MS.

Morais, J. L., & Souza, A. M. (2016). Significados atribuídos pelo residente recém-ingresso na Residência Multiprofissional em Saúde. Revista da SBPH, 19(2), 129-144.

Nakamura, E. (2011). O Método Etnográfico em Pesquisas na Área da Saúde: uma reflexão antropológica. Saúde e Sociedade, São Paulo, 20(1), 95-103. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000100012

Paulin, T, & Luzio, C. A. (2009). A Psicologia na Saúde Pública: desafios para a atuação e formação profissional. Revista de Psicologia da UNESP, 8(2),98-109.

Pichón-Rivière, E. (2005). O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes.

Pinto, D. M., Jorge, M. S. B., Pinto, A. G., Vasconcelos, M. G. F., Cavalcante, C. M., & Flores A. Z. T. (2011). Projeto terapêutico singular na produção do cuidado integral: uma construção coletiva. Texto e contexto Enfermagem, 20(3), 493-302. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072011000300010

Rocha, M. B., Almeida, M. M. S., & Ferreira, B. O. (2016). Possibilidades de atuação profissional do psicólogo no âmbito da atenção básica em saúde.Revista Brasileira em Promoção da Saúde, 29(1), 117-123. DOI: https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p117

Sakata, K. N., Almeida, M. C. P., Alvarenga, A. M., Craco, P. F., & Pereira, M. J. B. (2007). Concepções da equipe de saúde da família sobre as visitas domiciliares. Revista Brasileira de Enfermagem, 60(6), 659-664. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000600008

Souza, A. C., Colomé, I. C. S., Costa, L. E. D., & Oliveira, D. L. L. C. (2005). A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, 26(2).

Sundfeld, A. C. (2010). Clínica ampliada na atenção básica e processos de subjetivação: relato de uma experiência. Physis, 20(4). DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312010000400002

Teixeira, R. R. (2005). Humanização e Atenção Primária à saúde. Ciência e Saúde Coletiva, 10(3), 585-598. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232005000300016

Downloads

Publicado

07-10-2017

Como Citar

Mesquita, D. T., Perucchi, J., & Mattos, J. (2017). Psicologia e trabalho interdisciplinar na Atenção Primária: um relato de experiência. Revista Da Sociedade Brasileira De Psicologia Hospitalar, 20(2), 153–165. https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.20.260

Edição

Seção

Pesquisa original