Triagem interventiva

a caracterização de uma demanda

Autores

  • Nayara Cristina Cavalheiro Universidade Estadual Paulista
  • Bruna Gomes Garcia Universidade Estadual Paulista
  • Hélimi Iwata Universidade Estadual Paulista
  • José Pace Júnior Universidade Estadual Paulista
  • Helena Rinaldi Rosa Universidade Estadual Paulista
  • Maria Luíza Louro de Castro Valente Universidade Estadual Paulista
  • Walter José Martins Migliorini Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.15.385

Palavras-chave:

Triagem interventiva, Clínica escola, Entrevista psicológica

Resumo

Este trabalho faz uma análise do processo de triagem interventiva por meio do levantamento da demanda que chega ao Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPPA) “Dra. Betti Katzenstein” da UNESP de Assis. O objetivo foi compreender melhor a realidade dos conflitos que essa população enfrenta e, com isso, caracterizar a clientela que busca auxílio no CPPA. Com uma maior compreensão da demanda, é possível traçar encaminhamentos mais condizentes e adequar o serviço da clínica-escola ao perfil da clientela que a procura. Lembrando que o próprio atendimento de triagem já é uma forma interventiva de atendimento, pois ele proporciona o cuidado do paciente desde o primeiro contato. Essa foi uma pesquisa documental, que teve seus dados coletados das fichas de triagens do CPPA realizadas em 2011. Foram feitas 394 triagens. É apresentada a distribuição da demanda por sexo, faixa etária e queixa que motivou a busca pelo atendimento. Pode-se concluir que a caracterização da clientela possibilita um direcionamento mais eficaz dos serviços oferecidos na instituição, visto que contribui para uma compreensão melhor delineada de cada caso e um número reduzido de desistências no processo de triagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Cristina Cavalheiro, Universidade Estadual Paulista

Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada Dra. Betti Katzenstein CPPA. UNESP Universidade Estadual Paulista, Assis.

Bruna Gomes Garcia, Universidade Estadual Paulista

Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada Dra. Betti Katzenstein CPPA. UNESP Universidade Estadual Paulista, Assis.

Hélimi Iwata, Universidade Estadual Paulista

Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada Dra. Betti Katzenstein CPPA. UNESP Universidade Estadual Paulista, Assis.

José Pace Júnior, Universidade Estadual Paulista

Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada Dra. Betti Katzenstein CPPA. UNESP Universidade Estadual Paulista, Assis,SP.

Helena Rinaldi Rosa, Universidade Estadual Paulista

Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada Dra. Betti Katzenstein CPPA. UNESP Universidade Estadual Paulista, Assis,SP.

Maria Luíza Louro de Castro Valente, Universidade Estadual Paulista

Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada Dra. Betti Katzenstein CPPA. UNESP Universidade Estadual Paulista, Assis,SP.

Walter José Martins Migliorini, Universidade Estadual Paulista

Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada Dra. Betti Katzenstein CPPA. UNESP Universidade Estadual Paulista, Assis,SP.

Referências

Ancona-Lopez, S. (1996). A Porta de Entrada da entrevista de triagem à consulta psicológica. 1996 – 205 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Ancona-Lopez, S. (2005). A porta de entrada: Reflexões sobre a triagem como processo interventivo. In: Simon, C. P., Melo-Silva, L. L., & Santos, M. A. (Orgs.). Formação em Psicologia: Desafios da diversidade na pesquisa e na prática. São Paulo: Vetor Editora.

Campezatto, P. V. M., Menegat, C. B., Nunes, M. L. T., & Vitola, J. C. (2005). Interface entre a Psicologia Clínica e a Psicologia da Saúde no Serviço de

Atendimento Psicológico da PUC/RS. In: Melo-Silva, L. L., Santos, M. A. dos, Simon, C. P., & et al. Formação em Psicologia - Serviços-escola em debate. São Paulo: Vetor Editora, p. 119-137.

Campezatto, P.V.M., & Nunes, M.L.T. (2007). Atendimento em Clínicas-Escola de Psicologia da Região Metropolitana de Porto Alegre. Estudos de Psicologia, v.24, n. 3, p. 363-374. Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. (2010). Recomendações aos Serviços-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo. São Paulo. 15 p. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000300008

Delvan, J.S., Portes, J.R.M., Cunha, M.P., Menezes, M., & Legal, J.E. (2010). Crianças que utilizam os serviços de saúde mental: caracterização da

população em uma cidade do sul do Brasil. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v.20, n.2, p.288-237.

Enéas, M.L.E., Faleiros, J.C., & Sá, A.C.A. (2000). Uso de psicoterapias breves em clínica--escola: caracterização dos processos com adultos. Psicologia: Teoria e Prática, v.2, n.2, p. 9-30.

Jacomo A.C.S., Silva, A. D. L., Bertho, F. C. A., Medeiros, R. F., Bottari, R. S., & Pires, M. L. N. (2009). Para o que adultos procuram ajuda? Uma caracterização preliminar da clientela atendida na clínica-escola de psicologia da Unesp, campus de Assis. In: XVII Encontro de Serviços e Clínicas-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo, 2009, Assis. Anais do XVII Encontro de Serviços e Clínicas-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo. Marília, SP: FUNDEPE.

Justen, A., Paltanin, E.S., Maroneze, G.S., Vissovatz, M.M., Dal Prá, J. & Feltrin, J. (2010). Identificação da população atendida no centro de psicologia aplicada da Universidade Paranaense. Arquivos de Ciência da Saúde UNIPAR, v.14, n.3, p.197-209.

Lohr, S. S., & Silvares, E. F. M. (2006). Clínica-escola: Integração da formação acadêmica com as necessidades da comunidade. In: Silvares, E.F.M (Org.). Atendimento Psicológico em Clínicas-escola, Campinas, SP: Alínea. cap. 1, p. 11-22.

Louzada, R.C.R. (2003). Caracterização da clientela atendida no Núcleo de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Espírito Santo. Estudos de Psicologia, Natal, ES, v.8, n4, p. 451- 457. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2003000300012

Maravieski, S., & Serralta, F.B. (2011). Características clínicas e sociodemográficas da clientela atendida em uma clínica-escola de psicologia. Temas em Psicologia, v.19, n. 2, p.481-490.

Neves, J. L. (1996). Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, v.1, n.3.

Peres, R.S., Santos, M.A., & Coelho, H.M.B. (2004). Perfil da clientela de um programa de pronto-atendimento psicológico a estudantes universitários. Psicologia em Estudo, v. 9, n. 1, p. 47-54. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722004000100007

Perfeito, H.C.C.S., & Melo, S.A. (2004). Evolução dos processos de triagem psicológica em uma clínica-escola. Estudos de Psicologia, v.21, n.1, p. 363-374. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2004000100003

Romaro, R.A., & Capitão, C.G. (2003). Caracterização da clientela da clínica-escola de psicologia da Universidade São Francisco. Psicologia: teoria e prática, v. 5, n.1, p.111-121.

Salinas, P., & Santos, M. A. dos. (2002). Serviço de Triagem em Clínica-Escola de Psicologia: A Escuta Analítica em Contexto Institucional. Psyché, v.1, n.9, p.177-196.

Silva, R.L.C., Damaceno, A.D., Martins, M.C.R., Sobral, K.M., & Farias, I.M.S. (2009). Pesquisa Documental: Alternativa Investigativa na Formação Docente.

In: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE – III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, Paraná. Anais... Paraná: PUCPR. p. 4554-

Vilela, C. B., Moschioni, M. F., Moreira, A.M., & Pires, M. L. N. (2009). Descrevendo as queixas de quem procura ajuda: caracterização preliminar da clientela de crianças e adolescentes atendidos na clínica-escola de psicologia da Unesp, campus de Assis. In: XVII Encontro de Serviços e Clínicas-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo, Assis. Anais do XVII Encontro de Serviços e Clínicas-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo. Marília, SP: FUNDEPE.

Wielewicki, A. (2011). Problemas de comportamento infantil: importância e limitações de estudos de caracterização em clínicas-escolas brasileiras. Temas em Psicologia, v.19, n.2, p. 379-389.

Downloads

Publicado

24-07-2012

Como Citar

Cavalheiro, N. C., Garcia, B. G., Iwata, H., Pace Júnior, J., Rosa, H. R., Valente, M. L. L. de C., & Migliorini, W. J. M. (2012). Triagem interventiva: a caracterização de uma demanda. Revista Da Sociedade Brasileira De Psicologia Hospitalar, 15(2), 3–16. https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.15.385

Edição

Seção

Pesquisa original