Triagem interventiva
a caracterização de uma demanda
DOI:
https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.15.385Palavras-chave:
Triagem interventiva, Clínica escola, Entrevista psicológicaResumo
Este trabalho faz uma análise do processo de triagem interventiva por meio do levantamento da demanda que chega ao Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPPA) “Dra. Betti Katzenstein” da UNESP de Assis. O objetivo foi compreender melhor a realidade dos conflitos que essa população enfrenta e, com isso, caracterizar a clientela que busca auxílio no CPPA. Com uma maior compreensão da demanda, é possível traçar encaminhamentos mais condizentes e adequar o serviço da clínica-escola ao perfil da clientela que a procura. Lembrando que o próprio atendimento de triagem já é uma forma interventiva de atendimento, pois ele proporciona o cuidado do paciente desde o primeiro contato. Essa foi uma pesquisa documental, que teve seus dados coletados das fichas de triagens do CPPA realizadas em 2011. Foram feitas 394 triagens. É apresentada a distribuição da demanda por sexo, faixa etária e queixa que motivou a busca pelo atendimento. Pode-se concluir que a caracterização da clientela possibilita um direcionamento mais eficaz dos serviços oferecidos na instituição, visto que contribui para uma compreensão melhor delineada de cada caso e um número reduzido de desistências no processo de triagem.
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