A comunicação de más notícias no contexto neonatal
uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.2025.v28.500Palavras-chave:
Comunicação, Neonatologia, Profissionais, FamíliaResumo
O estudo objetivou investigar a produção científica nacional e internacional sobre os principais fatores que atravessam a comunicação de más notícias em contexto neonatal. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, selecionando artigos publicados em português, inglês e espanhol, entre 2011 e 2020, em oito bases de dados. Por meio dos descritores “Comunicação de más notícias” AND “neonatal” nas três línguas. Foram analisados 10 artigos, tendo como resultados uma predominância na língua inglesa e de abordagem qualitativa. Nos resultados foi apresentado o perfil quantitativo da produção cientifica, com predominância de artigos publicados em português e inglês, com pesquisas quantitativas, realizadas com profissionais de saúde, por pesquisadores médicos e publicados em periódicos de pediatria. Os dados qualitativos foram organizados em duas categorias: (1) “A experiência dos pais na comunicação de más notícias” (f=3), na qual os pais ressaltam a dificuldade ao receber uma má notícia, dando ênfase à importância da empatia e humanização nesse processo; e (2) “A experiência e formação dos profissionais de saúde na comunicação de más notícias” (f=8), na qual os profissionais refletem sobre as dificuldades na realização de comunicação de más notícias e necessidade de capacitação técnica e humanização na execução desta tarefa. Conclui-se que a comunicação de más notícias é um processo difícil para todos os envolvidos e há necessidade de investimento na formação profissional e no cuidado durante práticas de comunicação de más notícias em contexto neonatal.
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