Como comunicar más noticias
revisão bibliográfica
DOI :
https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.10.129Résumé
Introdução: Comunicar más notícias a pacientes e seus familiares em Hospitais é uma das mais difíceis e importantes tarefas com que se deparam as equipes de saúde e principalmente os médicos. A despeito de sua importância, muitos profissionais ainda carecem de informação e preparação suficientes para lidar com essas situações. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura a fim de organizar as melhores informações no que se refere aos fatores associados às dificuldades em comunicar más notícias bem como os passos sugeridos para uma boa comunicação das mesmas. Método: Foi realizada uma pesquisa em base eletrônica (Medline), por meio das palavras chaves: bad news; physician-patients relations; comunication, com revisão por pares dos artigos encontrados. Resultados: Foram revisados 16 artigos relativos ao tema. Os principais fatores que dificultam a comunicação da equipe de saúde e do médico, em comunicar más notícias são: preocupação em como a má notícia irá afetar o paciente; receio de causar dor ao paciente ou de ser culpado pelo mesmo; receio de falha terapêutica, de problema judicial, do desconhecido, de dizer “não sei” e de expressar suas emoções. Para facilitar a comunicação das más notícias, os estudos sugerem: estabelecer uma relação médico equipe de saúde-paciente adequada; conhecer cuidadosamente a história médica; ver o paciente como pessoa; preparar o setting; organizar o tempo; cuidar de aspectos específicos da comunicação; reconhecer o que e quanto o paciente quer saber; encorajar e validar as emoções; atenção e cuidado com a família; planejar o futuro e o seguimento; trabalhar os próprios sentimentos. Discussão: Apesar de ser um tema importante para a prática clínica e possuir guias para vários grupos profissionais (Vandekief, 2001) o impacto da notificação de más notícias ainda é pouco estudado. A eficácia clínica de muitas recomendações não foram empiricamente demonstrada – menos de 25% das publicações sobre como comunicar más notícias são baseadas em estudos originais e estes estudos comumente tem limitações metodológicas. Muitos estudos têm demonstrado, no entanto, que uma educação focada no desenvolvimento de habilidade em comunicar más notícias de residentes e estudantes pode contribuir para minimização desse hiato.
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