PROCOPE-H

Uma proposta de intervenção no coping da hospitalização em crianças e adolescentes

Autores

  • Jodi Dee Hunt Ferreira do Amaral Universidade Federal de Uberlândia
  • Sônia Regina Fiorim Enumo Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.22.209

Palavras-chave:

coping, hospitalização, intervenção, crianças, adolescentes

Resumo

Quando crianças e adolescentes são hospitalizados, podem ocorrer prejuízos no desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Compreender como o processo de enfrentamento/coping ocorre pode ajudar as intervenções. Este estudo apresenta o Programa de Promoção do Coping da Hospitalização (PROCOPE-H), com cinco sessões, contendo oito recursos - três jogos, duas atividades e três livros, Protocolo de Sentimentos antes e após sessão e Inventário de Satisfação do Usuário.

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Biografia do Autor

Jodi Dee Hunt Ferreira do Amaral, Universidade Federal de Uberlândia

Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com especialização em Psicossomática pelo Instituto Sedes Sapientae, em Análise Transacional pela União Nacional de Análise Transacional-UNAT e em Psicologia Clínica na Abordagem Comportamental-Cognitiva em Terapia pela UFU. Mestre em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela UFU. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente, é Psicóloga da Gerência de Psicologia e Psicopedagogia da Saúde do Hospital das Clínicas da UFU. Preceptora e Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Faculdade de Medicina da UFU, na área de Saúde da Criança. Atua no Setor de Oncologia, com crianças e seus familiares no ambulatório, e no Setor de Hemodíálise. Bolsa de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC)

Sônia Regina Fiorim Enumo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Professora Emérita da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, é Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUC-Campinas. Líder do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (PUC-Campinas). Foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq entre 2001-2018. É Editora Associada da Revista Estudos de Psicologia (Campinas). Bolsista de produtividade em pesquisa em nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

14-07-2019

Como Citar

Amaral, J. D. H. F. do, & Enumo, S. R. F. (2019). PROCOPE-H: Uma proposta de intervenção no coping da hospitalização em crianças e adolescentes. Revista Da Sociedade Brasileira De Psicologia Hospitalar, 22(2), 109–127. https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.22.209

Edição

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