Modos de enfrentamento de familiares de crianças em hospital geral

Autores/as

  • Doralúcia Gil da Silva Hospital Escola UFPEL
  • Amanda de Almeida Schiavon Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janine Pestana Carvalho Serviço de Atenção a Saúde Mental
  • Cláudia Hofheinz Giacomoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.24.93

Palabras clave:

enfrentamento, hospitalização, família, psicologia positiva

Resumen

As estratégias de enfrentamento são esforços cognitivos ou comportamentais utilizados para manejo do estresse. O presente estudo buscou identificar e descrever as estratégias utilizadas por familiares durante a hospitalização dos filhos. Foi utilizado um delineamento misto (quantitativo e qualitativo), descritivo e exploratório, em que foi aplicada uma entrevista semiestruturada. Trinta e oito participantes, com média de idade de 27,81 (DP = 8,95), compuseram a amostra. Os familiares destacaram o uso da rede de apoio, a assistência médica hospitalar, o diálogo, a regulação das emoções e o uso de tecnologias como estratégias positivas para lidar com a hospitalização.

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Biografía del autor/a

Doralúcia Gil da Silva, Hospital Escola UFPEL

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Especialista em Avaliação Psicológica pela UFRGS. Atualmente atua como psicóloga hospitalar no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Amanda de Almeida Schiavon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestra em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Atualmente atua como psicóloga clínica e é doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Janine Pestana Carvalho, Serviço de Atenção a Saúde Mental

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Especialista em Saúde da Família pelo programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente atua como Psicóloga Clínica no SUS no município de Canguçu, RS.

Cláudia Hofheinz Giacomoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Psicologia UFRGS, coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva UFRGS e presidenta da Associação Brasileira de Psicologia Positiva.

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Publicado

2021-07-31

Cómo citar

Silva, D. G. da, Schiavon, A. de A., Carvalho, J. P., & Giacomoni, C. H. (2021). Modos de enfrentamento de familiares de crianças em hospital geral. Revista Da Sociedade Brasileira De Psicologia Hospitalar, 24(2), 187–202. https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.24.93

Número

Sección

Investigación original